NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

RESENHA: Naruto Shippuden, a saga de Pain

Medo e apreensão. Curiosidade e estagnação. Desde que a humanidade se entende ser vivente, a morte foi alvo das mais variadas abordagens ideológicas e psicológicas. Durante a Saga de Pain, a morte é vista em vários pontos de vista, de diversas maneiras em Naruto Shippuden.

Naruto-Shippuden-Saga-do-Pain

E SAGA MOSTRA PRA QUE VEIO

Após duas sagas introdutórias, Naruto Shippuden finalmente começou a delinear o seu conceito e desenvolver uma história que havia ficado estagnada. Necessária e surpreendente, o Resgate do Kazekage (leia a resenha aqui) foi essencial para mostrar o crescimento de Sakura e o amadurecimento de Naruto, porém, o Reencontro com Sasuke (leia a resenha aqui) deixou na série um quê parecido com o conceito do personagem Orochimaru: interessante, mas que parece se limitar a encontros esperados pelos leitores, deixando conclusões de lado.

Assim, mesmo aparentemente sem ter noção disto, quando Masashi Kishimoto iniciou o terceiro arco de Naruto Shipudden com um treinamento de Naruto, o autor acabou gerando uma saga com três arcos que se completam entre si e finalizam uma abordagem interessante do amadurecimento pretendido aos protagonistas: como encarar a morte.

Pain e Konan, um passado sofrido que criou uma equipe audaciosa!

Pain e Konan, um passado sofrido que criou uma equipe audaciosa!

Mesmo que o personagem título desta saga faça a sua revelação apenas no segundo arco e sua ação apenas no terceiro, sua influência na temática da saga já começa no primeiro arco, visto que, como líder da Akatsuki, Pain declara os objetivos da organização em dominar o mundo com o poder da entidade máxima conseguida com o poder dos 9 monstros de cauda selados que a organização começou a colher deste a saga do Resgate do Kazekage.

PRIMEIRO ARCO: SHIKAMARU E AZUMA

O que caracteriza os três arcos como uma só saga é a temática que liga todas, além da presença influenciadora de Pain? A morte.

A história inicia-se quando Pain manda Hidan e Kazuku para invadir a Vila da Folha. Hidan foi voluntário de um kinjutsu, experiências que as pessoas de sua religião faziam. Nesse kinjutsu, Hidan ganhou imortalidade. O seu principal jutsu, só é possível por causa de sua imortalidade.

Ele usa a foice de três gumes que ele carrega, para tirar sangue do adversário. Depois ele ingere o sangue, e faz um símbolo no chão, e quando entra nele, todos os golpes que ele recebe, seu adversário também recebe. Então ele usa sua imortalidade dando golpes fatais em si mesmo, e matando o adversário. Com esse jutsu ele matou Asuma Sarutobi, o primeiro a digladiar a dupla quando estes chegaram à Vila.

Shikamaru chora a morte de Asuma.

Shikamaru chora a morte de Asuma.

Provocando a fúria de Shikamaru, que via Asuma como um exemplo de líder, confiança e fraternidade, o personagem mais uma vez assume o protagonismo da série montando uma estratégia se utilizando das equipes 7 e 8 para vencerem os ninjas da Akatsuki, ficando com ele o objetivo final de vencer Hidan.

Já Kakuzu tem uma técnica de estender sua vida. Com isso ele teve uma vida excepcionalmente longa. É tão velho que lutou contra o Primeiro Hokage. Na verdade, isso foi uma missão dada a ele pela Vila da Cachoeira, mas como falhou, foi punido e preso. Ao fugir da prisão, ele conseguiu essa técnica. Ele aumente sua vida, ao roubar o coração das pessoas, usando os inúmeros fios pretos de seu jutsu. Somado ao coração dele, o máximo de corações que ele pode ter, é cinco, tendo cinco vidas. Ou seja, teriam que matá-lo cinco vezes para poderem vencê-lo. E além disso cada um dos corações pode lutar a seu favor como um ninja distinto, e cada um dos corações com seu elemento.

Na luta contra os ninjas de Konoha, Kakuzu tem seus cinco corações destruídos. O primeiro é vítima do Chidori de Kakashi. O segundo é vítima do jutsu de Hidan, que o mata acidentalmente. O terceiro e o quarto são vítimas de um único jutsu de Naruto, o Rasen Shuriken. O último é morto também por Kakashi.

O trabalho em equipe vence a imortalidade da Akatsuki!

O trabalho em equipe vence a imortalidade da Akatsuki!

O contraponto é interessante: enquanto os vilões dominam a imortalidade, os heróis lutam para proteger a vida, mas ainda assim tendo que matar os inimigos, acabando com sua vida eterna.

SEGUNDO ARCO: JIRAIYA E PAIN, SASUKE E ITACHI

O segundo arco começa com uma ideia interessante da quebra de paradigma que sofrem um shonens: ir direto ao chefe final antes de passar por todos os componentes de antagonistas.

Cabendo a Jiraiya a missão de ir até o líder da Akatsuki, o ninja sennin invade o País da Água, descobrindo que o Mizukage é Pain.

Devido às suas condições geográficas, o pequeno País da Água sempre foi o mais prejudicado com as guerras ninja, já que este sempre acaba sendo palco das disputas dos países da Terra, Ar e Fogo, o que levou o país a se fechar comercialmente, pouco enviar ninjas a encontros diplomáticos com Exames Chunins e estar em constante guerra civil.

Num palco de mortes, o passado de Jiraiya é contado mostrando a origem de Pain.

Jiraiya é obrigado a utilizar seu poder máximo contra Pain!

Jiraiya é obrigado a utilizar seu poder máximo contra Pain!

O ser chamado de Pain são seis corpos que compartilham da mesma consciência, sendo todos controlados por Nagato Uzumaki. Quando pequeno, Nagato foi treinado por ninguém menos que Jiraiya, o sennin do sapo. Seus companheiros de equipe eram os também orfãos Yahiko e Konan, todos membros do grupo de mercenários Ame. Nagato carregava em seus olhos o poder do maior entre os doujutsu oculares, o Rinnegan, uma técnica ocular única, originalmente usada pelo Eremita dos Seis Caminhos: um misto de lenda, religião e história que dá origem ao mundo ninja.

Isso lhe permitiu aprender as mais diversas técnicas, dos mais diversos elementos. Com a saída de Jiraiya do time (que voltara ao País da Folha), Yahiko criou a Akatsuki, um grupo de ninjas mercenários, para assim, um dia ter chances de matar Hanzo, o líder opressivo de Ame. Ao confrontar diretamente Hanzo, Yahiko é morto. Daí Nagato usa ferozmente o Rinnegan, e mataria Hanzo, não fosse a técnica de teletransporte. Nagato, então, transforma o corpo do melhor amigo, Yahiko, em Pain (do inglês: Dor). Nagato também usa mais cinco corpos de ninjas mortos, e junto a Yahiko, formando assim os Seis Caminhos de Pain, ou Seis Caminhos da Dor. Com isso, Pain derrota toda a Ame, inclusive Hanzo.

De volta ao presente, em uma luta dramática e cheia de lembranças difusas e mal interpretadas, Pain vence Jiraiya, que cai morto em uma das cenas mais polêmicas da série. Kishimoto foi inteligente em não deixar claro tal perda de personagem, tanto pelo quão querido Jiraiya sempre foi, como por incentivar fãs a criarem diversas teorias justificando (ou não) a sua morte para o enredo geral.

Seis! Nagato é Pain!

Seis! Nagato é Pain!

Ao mesmo tempo que acontece o combate entre Jiraya e Pain, o arco conta uma das mais dramáticas e esperadas disputas da história: a luta entre os irmãos Sasuke e Itachi Uchiha.

Acontecendo logo após Sasuke matar Orochimaru para absorver seu poder e vencido Deidara para chegar ao local de repouso do irmão, a luta se inicia com um choque de genjutsus. A disputa tem diversos confrontos psicológicos que podem ser interpretados como características das suas personalidades intimamente ligadas à questão da morte, cada uma desenvolvida de acordo com o histórico amplamente explorados personagens ao longo da história.

Utilizando suas técnicas máximas, ambos Uchihas se revelam grandiosos, porém Sasuke sagra-se vencedor, devido aos problemas físicos por qual passava Itachi que decidira utilizar o Mangekyou Sharingan (técnica suprema da herança sanguínea da família Uchiha que consome a vida do usuário). O fato que ser vencido pelo irmão, faz Sasuke ser aprovado no teste final de Itachi, em sua última etapa de treinamento.

Itachi morre com um sorriso!

Itachi morre com um sorriso!

Confuso? Parece, mas nem tanto. Após a luta dos irmãos, Tobi aparece para contar a verdade por trás da morte do clã Uchiha, mostrando que Itachi não era o traidor da Vila da Folha que todos pensavam ser, tendo sua causa ligada aos princípios da fundação da Vila da Folha: Itachi realizou o massacre (com a ajuda de Tobi) sobre as ordens dos conselheiros da Vila da Folha (encabeçado pelo líder dos Uchiha, Madara) para prevenir um golpe de estado dos Uchiha. O único poupado foi Sasuke porque Itachi amava mais seu irmão do que o clã ou a vila.

Os eventos deste confrontam aumentam ainda mais a popularidade de Itachi, que se tornou o grande mártir da história, além de provocar a ira de Sasuke, que culpou a Vila da Folha por tramas e disputas tão obscuras e danosas a ele mesmo.

Refletindo seu orgulho e egoísmo, Sasuke e sua equipe formada para ir ao encontro de Itachi começam a planejar a destruição de toda a comunidade ninja do País do Fogo se aliando à Akatsuki.

Naruto-shippuden--itachi-martiro

TERCEIRO: NARUTO E PAIN

É interessante notar como nos dois primeiros arcos da saga, a presença do personagem Naruto permanece irrelevante para seu desenvolvimento, tendo suas participações limitadas a um treinamento com Yamato e, posteriormente, a investigações com Shikamaru sobre as pistas deixadas por Jiraiya após este ser morto por Pain.

Num misto de fúria, desejo de vingança e honra ao seu mestre, Naruto amadurece muito quando foi colocado novamente como protagonista de sua história, no momento em que foi enfrentar Pain, que tentou destruir todos o seu emocional com eventos chocantes durante todo o terceiro arco da saga.

Motivado por Tobi, Pain invade a Vila da Folha com Konan para capturar Naruto, em teoria o último dos portadores dos seres com cauda que resta, visto que coube a equipe de Sasuke capturar o Oito Caudas (um ninja da Vila do Trovão) como prova de lealdade do grupo à Akatsuki.

Durante a invasão, a vila toda é dominada, grande parte é destruida, Tsunade entra em coma por utilizar todo seu chacra sennin e uma série de mortes provocativas á Naruto acontecem: Pain mata Kakashi e Hinata, esta última logo após a garota se declarar à Naruto já ciente que estava prestes a morrer.

Naruto ativa o modo sennin!

Naruto ativa o modo sennin!

Mostrando uma maturidade invejável a qualquer Luffy e Goku, Naruto mostra todo o resultado de seu treinamento vencendo os seis Pains utilizando o modo Sennin (o mesmo de Jiraiya).

Porém o destaque total para justificar o logro de despertar um poder tão próximo ao do sábio ermitão, Naruto vai até Nagato e pede para o personagem explicar todas as suas motivações para matar e se vingar de tanta gente.

Mesmo não concordando, Naruto se mostra um personagem de grandiosa humanidade, capaz de superar a morte, uma analogia a verdadeira imortalidade procurada pelos membros da Akatsuki e perdoa Pain.

Isso comove o personagem, que ao lembrar de Jiraiya, usa os poderes do Rinnegan para sacrificar sua vida e  reverter todas as morte que ocorreram durante a invasão a Vila da Folha.

PREPARATIVOS

A Saga de Pain reflete muito mais que uma temática bem desenvolvida, um enredo bem construído e a utilização reveladora de seus personagens: é o resultado da criatividade inventiva ímpar de Masashi Kishimoto, que uniu em três arcos uma temática interessante para qualquer povo em qualquer época e em qualquer estado.

O novo Rasengan é devastador!

O novo Rasengan é devastador!

Mesmo a franquia Naruto tendo diversos momentos sem foco e obtusos (como a Saga do Quarteto do Som, leia resenha aqui) ou mesmo planejada com objetivos infinitamente comerciais, sagas grandiosas como esta mostra o quão ascendente, imersivo e reflexivo um best-seller pode se tornar se a sua base é composta do que mais motivou a humanidade desde que esta abriu os olhos pela primeira vez: a paixão em viver!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: