NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

RESENHA: Anime Friends 2013 – 10th Anniversary Edition

Para quem já havia ido a 10ª edição do Anime Friends em 2012 (leia a resenha aqui) só pode ter saído com uma sensação de lá: fizeram um super evento, com atrações incríveis mas numa estrutura que limou o público e prejudicou o evento. Para acabar com essa sensação, em 2013 a Yamato Eventos preparou o que se tornaria o maior evento multi-temático de todos os tempos: o Anime Friends 2013 10º Aniversary Edition!

Anime-Friends-2013-01

MULTIEVENTO

Carregar o título de maior evento multi-temático da América Latina por 10 anos não é para poucos. E o Anime Friends sempre honrou esse título, trazendo atrações ao longo desses anos todos que chamaram a atenção da mídia, arrancou gritos dos fãs e localizou o Anime Friends como o maior representante da cultura pop no país.

Visto o fiasco e os motivos de zombaria que o evento se tornou m 2012, uma nova (e verdadeira!) edição comemorativa foi formatada para a décima primeira edição do evento em 2013, a começar pelo local de realização. E o Campo de Marte não fez feio!

Com uma área capaz de acomodar muito bem as dezenas de milhares de visitantes do evento (em cerca de 360 caravanas vindas do Brasil e do exterior) em cada um de seus dias, o Campo de Marte possibilitou que o evento suportasse divesos palcos e bem dividisse todas as áreas temáticas que desde de 2010 não eram mais feitas.

Eyeshine é a banda do Rangr Preto de Mighty Morphin Power Rangers!

Eyeshine é a banda do Rangr Preto de Mighty Morphin Power Rangers!

Foram 6 áreas temáticas que reuniram dezenas de atrações em todos os 8 dias de evento. Enquanto a volta do SP GAME SHOW e do ASIAN FEST possibilitou reunir nichos de público voltados tanto para o entretenimento eletrônico quanto atrações orientais culturais que valorizam a origem do evento e destaca sua diversidade, foram a localização dentro do evento do JEDICON, o EIRPG e da COLECON que uniu dentro do Anime Friends três dos principais nichos nerds de grande força no Brasil, resultando num evento criativo e cheio de pequenos detalhes que engrandeciam os olhos dos fãs.

Mas nada causou tanto furor como a edição do BRASIL COMIC CON 2013! Em uma área temática que organizou muitas das principais editoras de quadrinhos do país, concursos de ilustração, palestras de profissionais nacionais e internacionais e exposição de fanzines, o sub-evento trouxe algo que há tempos faltava no evento: coletivas de imprensa com editores que anunciaram as principais novidades do mercado de quadrinhos brasileiros para os próximos meses.

Imagine a grata surpresa de sair do evento com o anúncio de Sailor Moon no Brasil logo após ter acompanhado uma palestra com Mike Deodato? As áreas temáticas trouxeram tanto conteúdo ao evento que em diversos momentos o fã ficava em dúvida do que fazer: assistir ao show da banda Wasabi no palco principal, participar da tarde de autógrafos do JAM Project, acompanhar a coletiva de Marcelo Del Greco ou a entrevista com os dubladores d’Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega? Difícil decisão.

Akira Kushida cantou junto com a Família Lima!

Akira Kushida cantou junto com a Família Lima!

MÚSICA INTERNACIONAL

É no palco principal que as atrações mais quentes do Anime Friends se reunem e na edição de décimo aniversário, a quantidade de dias pssibilitou uma série atrações nacionais de peso para o mundo nerd e fora dele: André Matos, Detonator, Glória, Comitiva do Rock, Wasabi e diversas atrações que fizeram a cabeça da galera. Mas nada, dentro do evento foi comparável a quantidade e a qualidade dos shows internacionais que os cantores japoneses realizaram.

Graças ao Anime Friends e a enxurrada de eventos que ele trouxe junto consigo, o Brasil é segundo país que mais têm shows de animesong’s, perdendo apenas para o Japão. Sendo assim, a grande maioria dos nomes que construíram esse feito no país, voltaram em 2013 para shows inesquecíveis!

A primeira banda americana a se apresentar no Anime Friends, a Eyeshine, existe desde 2004, formada pelo ator, dublador e músico Johnny Yong Bosch, famoso por interpretar o segundo Power Ranger Preto na série Mighty Morphing Power Rangers, dando início a maratona de shows internacioanis logo no dia 12 de julho!

No sábado, dia 13, o destaque foi a apresentação que mais surpreendeu e mais tirou aplausos dos fãs: Akira Kushida, o cantor das músicas de Jaspion, Jiraya, Jiban e muitos outros realizou um show acústico todo especial ao lado de uma das maiores bandas de música clássica do mundo: a Família Lima!

Yumi Matsuzawa emocionou o público com Chikyuugi!

Yumi Matsuzawa emocionou o público com Chikyuugi!

Fãs da cultura pop mundial, eles prepararam um show especial para comemorar os 10 anos de Anime Friends e os 20 anos de Família Lima: foram tocadas as músicas do repertório de Akira Kushida com um diferencial: as performances foram todas acompanhadas com violino, guitarra, violão, baixo, teclado e violoncelo! Um toque clássico para as músicas que marcaram a infância de muita gente e que continua a fazer parte da vida de muitos!

No dia 14, chegou a vez de Nobuo Yamada, Yumi Matsuzawa e Shinishi Ishihara voltarem ao palco (eles se apresentaram no dia 13 também) mas agora junto com Akira Kushida e Takumi Tsutsui para fazer o espetáculo que marcou como diferencial do evento desde a sua primeira edição: o Super Friends Spirits!

Levando todos a loucura com Pegasus Fantasy, Nobuo Yamada se consolidou mais uma vez com seu show de carisma e gratidão ao público brasileiro. Com Chikyuugi, Yumi Matsuzawa encantou o público com sua graça e carinho. Shinichi Ishihara chegou com os temas de tokusatsus da velha e da nova guarda, mostrando que sua voz não envelhece. Akira Kushida fez os temas de Jiraiya e Jiban (este último acompanhado por um cosplayer idêntico ao robô azul original) uma explosão em palco. E por fim, Takumi Tsuitsui, o ator de Jiraiya, subiu ao palco para encerrar as apresentações junto com os quatro cantores japonese mais o cantor brasileiro Ricardo Cruz (membro da banda japonesa JAM Project) cantando o tema de abertura de Jaspion em homenagem ao grande cantor Ai Takano.

Todos pediram bis de Pegasus Fantasy para Nobuo Yamada!

Todos pediram bis de Pegasus Fantasy para Nobuo Yamada!

Uma curiosidade do fim do show é a escolha de tal música. Mesmo que sendo uma escolha interessante, a música que o público pediu desde qu começou o Encore do show, foi Pegasus Fantasy. Nem Kushida improvisando um “habatakeeee” impediu que a saída dos artistas fossem ao coro do público pedindo um bis da abertura d’Os Cavaleiros do Zodíaco que se tornou o hino da vida nerd no país. O público não teve o que pediu, mas Nobuo Yamada certamente saiu do palco com seu ego lá no alto.

Com o fim das atrações da primeira semana, o segundo fim de semana prometia ser ainda mais espetacular. Com JAM Peoject, Oreskaband e a segunda edição do Super Friends Spirits marcando para sempre o coração dos fãs.

No dia 20 de julho, a maior banda de animesongs chegou ao Anime Friends. O JAM Project (Japan Animationsongs Makers Project) é um grupo de cantores formado no Japão em 19 de julho de 2000 por Hironobu Kageyama, Eizo Sakamoto, Ichiru Mizuki, Rica Matsumoto e Masaaki Endoh com o intuito de reunir em uma só banda os maiores cantores de animesongs (temas de desenhos animados e seriados japoneses) em uma só banda em resposta as grandes gravadoras internacionais que começaram a utilizar animes e suas variantes para divulgar a música de seus cantores em temas que muitas vezes fugiam da temática da animação em questão.

JAM Project fez escola no Anime Friends!

JAM Project fez escola no Anime Friends!

A atual formação da banda é Hironobu Kageyama: cantor dos temas de abertura de Changeman, Dragon Ball Z, Os Cavaleiros do Zodiaco, Sonic X entre outros. É conhecido como o Príncipe dos Animesong’s e é o líder do JAM Project; Masaaki Endoh: cantor dos temas de Abaranger, Ecogainder, Street Fighter Victory, entre outros. É conhecido como o Leão dos Animesong’s; Hiroshi Kitadani: cantor dos temas de abertura de One Piece, Ryukendo, entre outros; Masami Okui: cantora dos temas de abertura de Slayers, Utena, Yu-Gi-Oh, entre outros. É colunista da revista Newtype, uma das mais populare publicações de animação no Japão; Yoshiki Fukuyama: Cantor dos temas de Macross 7, entre outros. Faz os arranjos em Heavy Metal do JAM Project e já foi o vocalista da banda Fire Bomber. Para se recuperar de um grave problema de saúde, o cantor não pode participar da Latin American Tour; Ricardo Cruz: Cantor dos temas de abertura brasileiro de Hunter X Hunter e Os Cavaleiros do Zodíaco Hades Inferno. Já foi o vocalista da banda Wasabi, redator da editora Conrad, tradutor de mangás e atualmente é o editor da revista musical Sax.

Com os sucessos Rescue Fire e Skill, a banda se consolidou como a mais querida dos fãs, em uma apresentação toda especial para o Anime Friends, onde criou uma verdadeira legião de fãs quando localizou no evento shows de suas duas turnês mundiais no evento em 2008 e 2012.

Oreskaband e seu som original!

Oreskaband e seu som original!

A maior surpresa do evento aconteceu no último domingo do evento quando, surpreendendo a todos a maior banda exclusivamente feminina do Japão realizou um show que marcou época no evento: formada por Ikasu, Tae-san, Leader, Saki, Moriko e Tomi, a Oreskaband abalou as estruturas dos corações dos fãs quando cantaram os temas de Fairy Tail, Bleach e Naruto, além de se tornarem um referencial de qualidade e dedicação, tamanha a variedade vocal e instrumental que todas as integrantes se dedicam durante o show.

E para finalizar o evento com chave de ouro, os cantores do JAM Project junto com a cantora Chihiro Yonekura (cantora dos temas de Gundam, Nadesico e Soul Hunter) subiram ao palco para interpretar os sucessos de suas carreiras solo, entre eles os temas de Changeman, Os Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Street Fighter Victory, Evangelion, Abaranger e One Piece!

O encerramento do evento não poderia ter sido formatado melhor, num verdadeiro enredo de evento especial de 10 anos: em agradecimento ao criador do evento e fundador da Yamato Eventos, Hironobu Kageyama chamou ao palco Eduardo Takashi Tikasawa que as lágrimas, acompanhou seus maiores ídolos o homenageando cantando do tema de abertura do anime que inspirou o nome da empresa: a canção Uchuu Senkan Yamato do anime Space Battleship Yamato.

O encerramento com o tema de Yamato foi a escolha perfeita!

O encerramento com o tema de Yamato foi a escolha perfeita!

O MAIOR EVENTO DE TODOS OS TEMPOS

E o que ficou do Anime Friends 2013 – 10th Anniversary Edition? Para os fãs a lembrança de um evento bem construído, pensado em cada detalhe para ser entregue uma experiência única para cada visitante. Para quem se apresentou, um evento grandioso, que mostra o potencial musical e cultural do Brasil em relação as tendências culturais mundiais. Para quem fez parte da sua realização, a sensação de um trabalho bem feito, que merece ser repetido por toda a eternidade. E para todos aqueles que ouviram a palavra Anime Friends em 2013, a certeza que este foi o melhor evento de todos os tempos!

Uma resposta para “RESENHA: Anime Friends 2013 – 10th Anniversary Edition

  1. Pingback: RESENHA: Anime Dreams 2014 com os shows de Eizo Sakamoto, Ayumi Miyazaki e Takayoshi Tanimoto | NEXT CONQUEROR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: