NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

RESENHA: Naruto Shippuden, o Resgate de Kazekage

Todos os saltos de gerações trazem novidades e ousadias quando comparadas a sua geração anterior. Ciente que a fórmula de sua história não mais acompanhava o seu público-alvo, que estava quase 8 anos mais maduro que no início da história, Naruto Shippuden veio para trazer novidade à série, iniciando com o eletrizante Resgate do Kazekage!

Naruto-shippuden-logo-sakura

UM NOVO NARUTO

Apesar da divisão de série só existir no anime, o salto temporal que Masashi Kishimoto criou em Naruto é um divisor de águas dentro da história, seja ao avaliar o seu enredo quanto o seu desenvolvimento.

Envelhecendo seus protagonistas, o autor pode aproximá-los do seu público cativo sem perder os novos entrantes, já que mesmo mais velho, o Naruto da fase Shippudden é apenas 3 anos mais velho que o personagem inicial.

Além disso, amadurecer seu ninja loiro não foi apenas um movimento mercadológico, para dar sequência a história de um garoto que sonha se tornar o líder máximo de sua vila, posto só conseguido por um seleto grupo de pessoas muitíssimo experiente física e intelectualmente, Naruto não poderia até o fim da história se manter como um garoto.

E para iniciar a narrativa, nada melhor que envolver em uma só narrativa os três grupos mais populares da série em um arco igualmente envolvente: o resgate de Gaara, o atual kazekage da Vila da Areia.

Naruto amadureceu, mas continua cheio de infantilidades.

Naruto amadureceu, mas continua cheio de infantilidades.

AMIGOS E RIVAIS

Filho do antigo kazekage e com poder suficiente para se tornar o líder de sua vila, Gaara foi um personagem que teve uma mudança de personalidade imensurável na saga que finalizou a fase clássica de Naruto.

Colocando o personagem, da mesma idade de Naruto, como líder da Vila da Areia, Kishimoto pode aliar em um só personagem os dois maiores temas desenvolvidos em seus protagonistas em sua nova saga: o desejo de proteção e o amadurecimento.

Não só o público madureceu, para que a história continuasse interessante, Kishimoto teve a difícil missão no arco inicial da fase Shippudden de mostrar que seus prsonagens também amadureceram, criando missões onde mestre e discípulos foram colocados em pé de igualdade.

Da mesma maneira, o amor que Gaara mais desprezava durante toda a fase clássica foi o que mais passou a motivar o personagem após ter perdido a luta contra Naruto no apogeu do Exame Chunin (clique aqui para ler a resenha).

Gaara foi sequestrado!

Gaara foi sequestrado pela Akatsuki!

Além disso, criar um arco em que o sequestro de tal personagem fosse o tema central foi a oportunidade ideal para poder entregar uma analogia para a busca de tudo o que o personagem representava como par mostrar os pontos de vista políticos entre as Vilas da Folha e da Areia.

ENTRA EM CENA A AKATSUKI

Com a história da facção apenas pincelada na fase clássica, a Akatsuki chegou como principal antagonista na fase Shippudden, deixando claro seus objetivos desde o início: capturar e obter o poder dos nove monstros com cauda (Bijuu, no original) aprisionadas em corpos de ninjas, a começar pela Chukkaku da Areia, ou o Ichibi – Uma Cauda, de Gaara.

E os embates criados no desenvolver da história não poderia ser melhores: logo de início, a Equipe 7 (com Kakashi, Naruto e Sakura) e a Equipe de Gai (formada pelo treinador, Rock Lee, Neji e Tenten) enfretam Itachi e Kisame, numa luta para deixar claro as intenções do grupo e a ciência disto para todos os membros da Folha.

Mas o que mais empolgou neste início foi sem sombra de dúvida o papel que Sakura ganhou.

Sakura se tornou uma grande shinobi!

Sakura se tornou uma grande shinobi após o treinamento com Tsunade!

Treinada por Tsunade no período em que Naruto esteve fora da Vila da Folha, a ninja de cabelo rosa se tornou não apenas uma das melhores shinobis médicas como uma exímia lutadora que pela primeira vez pode testar suas novas habilidades.

Em uma luta alucinante contra Sasori, um ninja manipulador de marionetes que fora expulso da Vila da Areia, Sakura mostrou habilidade, graça e mostrou como amadureceu.

Com a ajuda de Chiyo, avó de Sasori, Sakura tem uma vitória marcante e essencial para a ligação com a continução da história, além de ganhar o título de primeira ninja a vencer um membro da Akatsuki na história.

Enquanto isso, Kakashi mostrou pela primeira vez o Mangekyou Sharingan numa luta contra o ninja Deidara, criador de bombas barro, deixando os leitores e espectadores curiosos para saber qual foi a habilidade secreta que Jiraiya pediu para Naruto não utilizar.

SEM RASENGAN

Deixando Naruto na tangência e dando mais importância ao desenvolvimento do contexto que do personagem, Kishimoto pode dar um belo início para a fase que ganharia o coração dos fãs quando transformada em anime.

Kakashi apresenta o Mangekiyou Sharingan!

Kakashi apresenta o Mangekyou Sharingan!

Além de colocar personagens importantes no lugar que sempre mereceram, a clareza e a objetividade passaram a ganhar forma no arco do Resgate de Gaara, evitando o arrastamento de inúmeros segredos que rodeavam os personagens na série clássica e perdiam a graça quando revelados.

Além disso, a Akatsuki foi a criação de uma organização criminosa que se mostrou a altura de fazer a vilania da história, visto que Orochimaru estava com a imagem cada vez mais gasta criando um enredo cheio de razão de ser e contado de maneira a marcar a história dos mangás e animes.

2 Respostas para “RESENHA: Naruto Shippuden, o Resgate de Kazekage

  1. Pingback: RESENHA: Naruto Shippuden, o Reencontro do Sasuke | NEXT CONQUEROR

  2. Pingback: RESENHA: Naruto Shippuden, a saga de Pain | NEXT CONQUEROR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: