NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

Resenha: Naruto, a Saga do Quarteto do Som

De todos os grupos que exercem influência na formação do ser, a família não é só a unidade principal de seu desenvolvimento, como a base de tudo o que uma pessoa vai desejar para seu futuro. Em Naruto, durante a Saga do Quarteto do Som, várias formações foram mostradas e falta dela, foi chocada.

Naruto-quarteto-do-som

FAMÍLIA

Querendo ou não, por influência de seus editores e por mérito próprio, Masashi Kishimoto sempre conseguiu transformar a leitura dos acontecimentos da Vila da Folha em algo muito próximo da realidade do mundo contemporâneo.

Durante a Saga da Ponte, o autor pode criar protagonistas que satisfazem os quatro tipos de personalidade mais básicos do ser humano (leia a resenha aqui), enquanto que no Exame Chunin a analogia entre aluno e escola foi a mais evidente (leia a resenha aqui).

Porém, mesmo que citada e colocada como principal fator influente em diversos pontos decisivos da história, nunca a família foi um ponto tão decisivo como no último arco da história que ainda apresenta os personagens na fase de criança: a Saga do Quarteto do Som.

PARA MENINOS

Enquanto todas as outras sagas as personagens femininas desenpenhavam papéis relevantes para o seu desenvolvimento, uma clara estratégia de garantir um público cativo de mulheres, durante a Saga do Quarteto do Som, Kishimoto se focou em personagens masculinos como guias da história.

O time formado por Shikamaru.

O time formado por Shikamaru.

Desiludido com sua falta de poder diante de Naruto, mesmo que com uma das melhores técnicas ensinadas por seu professor em mãos mas obcecado com sua vingança contra Itachi, Sasuke decide ceder aos pedidos de Orochimaru de treiná-lo, obrigando Tsunade, que se tornou a Quinta Hokage na entre-saga anterior (leia a resenha aqui) a mandar um grupo inusitado para recuperá-lo antes que ele chegue a Vila do Som.

Planejado ou não, o autor ainda deixou que adultos de total importância no passado, como Kakashi ou Gai, ainda ficassem de fora, sendo apenas uma referência para os personagens, que precisariam, como em nenhum outro momento, tomar as rédeas de suas próprias ações pra proteger a desfalcada Vila da Folha após a invasão da Vila do Som, aliada a Vila da Areia durante o exame Chunin.

O escolhido para liderar a missão de resgate é nada mais nada menos que Shikamaru Nara, o único participante do Exame Chunin promovido à categoria após suas brilhantes estratégias contra Tsunade nos combates um contra um.

A partir deste momento, começam as influências da família em cada uma das decisões de Shikamaru e em cada um dos combates realizados em por cada um do grupo que ele reuniu.

Shouji luta contra seus próprios fantasmas.

Shouji luta contra seus próprios fantasmas.

QUINTETO X QUARTETO

A família de Shikamaru é tão curiosa quanto sua personalidade. Mesmo com um dos pais mais talentosos da Vila, o jonin é totalmente submisso a esposa, uma mulher nervosa e meticulosa com as tarefas domésticas, o que deixa Shikamaru muito irritado.

Isso fez com que o ninja desprezasse a força feminina, reunindo um grupo de mais quatro ninjas (Naruto, Neji, Kiba e Shouji) para ir com ele recuperar Sasuke.

Se os cinco tivessem apenas que encurralar e trazer o problmático Uchiha de volta, talvéz a tarefa fosse mais simples, mas o ninja rebelde está acompanhado do quarteto do som, o grupo de discípulos mais forte de Orochimaru, o que rendeu batalhas que colocaram os cinco ninjas da folha em cheque.

Gordinho, desengonçado e com um complexo de inferioridade com as garotas e com os amigos, Shouji foi o primeiro a enfrentrar os ninjas do som, mostrando que por trás de sua comilança desenfreada, há um ninja com grandes poderes, capaz de fazer frente a qualquer poder, graças as técnicas glutônicas passadas de geração em geração por sua família e pela crença inabalável de Shikamaru no poder do amigo.

Neji ganhou uma luta difícil, mas que pode mostrar seu lado humano, visto que durante a luta contr Hinata e Naruto durante o Exame Chunin, o garoto havia se mostrado um tanto quanto arrogante e presunçoso quanto ao poder do Byakugan herdado de seu clã. A mudança de postura após ser derrotado pelo, até então, pior ninja de sua geração, fez com que Neji se colocasse mais como ninja que como o gênio cultuado pela vila e por sua família.

O Plano B de Tsunade.

O Plano B de Tsunade.

Antes do embate final, Orochimaru ainda mandou um ex-membro do grupo combater Naruto, o único que ele considera possível de resgatar Sasuke, mas a luta foi substituída por Rock Lee, que foi curado por Tsunade após uma dura cirurgia.

As três lutas finais foram protagonizadas pela ambição de Lee em se tornar um ninja de Genjutsu, o desespero de Shikamaru que enfrentava alguém tão inteligente quanto ele e Kiba, que passou a enfrentar 2 adversários.

Os três tiveram de ser salvos por Gaara e seus irmãos Kankuro e Temari, que após descobrirem que Orochimaru usurpou o posto de Kazekage da Vila da Areia, se tornaram os aliados mais confiáveis da Vila da Folha como retratação, Gaara teve de ensinar a Lee que emoções não se põe a mesa quando há lutas, enquanto Kankuru mostrou que o próprio poder é o mais importante na hora de proteger a família. Shikamaru foi o que mais aprendeu: foi salvo por uma mulher. O sexo frágil que sempre desmereceu pelas influências de seus pais.

NARUTO VS SASUKE

O climax desta saga vem com a batalha entre Naruto e Sasuke, ambos ninjas que sofrem com a falta de uma família para lhe passarem ensinamentos.

A luta mais aguardada de todos os tempos pelos fãs!

A luta mais aguardada de todos os tempos pelos fãs!

Frenética e cheia de flashs passados, a luta mostra o quão diferentes os rivais são: enquanto Naruto adotou seu professor Iruka, Sakura, Kakashi e o próprio Sasuke como uma espécie de família: aquela com quem ele aprende e quer deixar orgulhoso, o único herdeiro do clã Uchiha quer desvencilhar de laços familiares, visto que tal unidade de construção para ele foi abalada quanto Itachi matou a todos de seu clã, deixando-o apenas ele vivo.

O desfecho da batalha é tão instigante quanto abrupto, mostrando que mesmo com um coração duro, ainda há esperança de trazer Sasuke para o lado da quipe 7.

O fim da saga de ser o fim da série clássica no anime, marca o amadurecimento dos personagens para uma nova fase de acontecimentos, essencial para que a série se libertasse de laços primordiais para uma nova dinâmica que pudesse levar Naruto e os outros personagens a realizar os seus sonhos.

Uma resposta para “Resenha: Naruto, a Saga do Quarteto do Som

  1. Pingback: RESENHA: Naruto Shippuden, a saga de Pain | NEXT CONQUEROR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: