NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

RESENHA: Ressaca Friends 2012: com Paul Zaloon, o ator de Beakman e Rica Matsumoto, a cantora de Pokémon

Nada melhor para um fã de cultura pop do que terminar o ano com um evento de anime. Desde 2003, o Ressaca Friends, evento realizado em São Paulo cerca de uma semana antes do Natal em Dezembro, cumpre essa função. Mas em sua décima edição, o evento foi além trazendo algo inédito até então: duas atrações internacionais!

Ressaca Friends 2012 logo

O LOCAL

Para quem vai ao Ressaca Friends desde 2003, já estava acostumado ao local em que o evento era realizado desde há alguns anos, a UnicSul – Universidade Cruzeiro do Sul. Porém, em sua décima edição, a Yamato Eventos decidiu alterar o local de realização, surpreendendo os fãs de longa data.

Um dos rumores mais aceitos foi que a UnicSul não teria uma área aberta suficientemente grande para acoplar um palco que suportasse a estrutura que um show internacional necessita. Entre uma teoria e outra, o Colégio Marista Glória foi escolhido para o evento.

Se os problemas com o local escolhido para Anime Friends 2012 já não deixavam os fãs muito animados, o anuncio do Colégio Marista para o Ressaca não veio com aplausos, afinal, o local já havia sido utilizado para eventos menores que o Ressaca Friends, o que causou desconfiança dos fãs, mas também foi elogiado por ter uma área perfeita para a montagem de um grande palco.

Mas independente do local, mais que as atrações que o Ressaca sempre teve, o destaque e o que os fãs mais esperavam para encerrar o ano era a presença dos dois artistas internacionais que, pegando a todos de surpresa a Yamato anunciou, afinal, mesmo cientes de ser a décima edição do evento, nunca se poderia imaginar que a Yamato inovaria o evento a tal ponto.

O Colégio Marista Glória recebeu um público estimado em cerca de 10 mil pessoas!

O Colégio Marista Glória recebeu um público estimado em cerca de 10 mil pessoas!

MENOS DO QUE SEMPRE TEVE

Desde o início, o Ressaca Friends foi formatado como um evento que tem tudo que o Anime Friends tem, porém, em menor número. Visto que o Anime Friends 2012 (leia a resenha aqui) foi bem menor que todas as suas últimas edições anteriores, não era de se estranhar que, infelizmente, o mesmo acontecesse com o seu irmão mais novo.

Com menos salas temáticas, poucos estandes e uma área pequena para as grandes empresas, o espaço geral do evento, parecia um tanto quanto pequeno. Isso não seria ruim se o evento acontecesse cerca de 5 ou 6 anos atrás, mas visto o crescimento exponencial que o evento teve nos últimos anos, a edição 2012 do Ressaca Friends pareceu ter sido “enxuto”.

Mas nenhuma das faltas foi tão grande quanto a ausência do estande da Comic Book Store no evento. O estande que trazia mangás, estampas ilustradas, bonecos e DVD’s ao montes, pela primeira vez estava de fora do Ressaca Friends.

Talvéz isto não fosse problema se estandes das empresas de mangás tivessem sido montados, mas estas também tem estado fora dos eventos da Yamato há algum tempo.

Os estandes estavam com produtos muito bons, mas estavam em um número reduzido.

Os estandes estavam com produtos muito bons, mas estavam em um número reduzido.

Resta esperar que a ausência da Comix seja só um caso isolado e a loja volte a fazer a alegria dos fãs de mangás e quadrinhos nos próximos eventos.

PAUL ZALLON, A ATRAÇÂO DE SÁBADO!

Nunca o sábado do Ressaca Friends deve ter recebido tantos visitantes no sábado quanto em sua edição 2012. Tudo isto graças a presença de Paul Zaloon, o ator de Beakman, o professor de cabelos em pé e jaleco verde do programa O Mundo de Beakman.

Beakman’s World (O Mundo de Beakman no Brasil) foi um programa de televisão educativo onde se faziam uma abordagem divertida de conceitos científicos. O Professor Beakman era acompanhado pelo seu rato de laborátorio Lester (Mark Ritts) e de assistentes como Rosie (Alana Ubach), Liza (Eliza Schneider) e Phoebe (Senta Moses), que mudaram ao longo das quatro temporadas da série.

A série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura entre 1994 e 2002, com uma breve passagem pela Rede Record, no programa Agente G, em 1997. Também foi exibido pelo canal Cl@se de 2000 a 2005 e em 2006 pelo canal a cabo Boomerang. A TV Cultura voltou a exibir o programa dentro do bloco Sessão da Hora, no primeiro semestre de 2011.

Paul Zaloon conquistou o público com a sua simpatia e as experiências que nos lembraram assistir o programa na TV!

Paul Zaloon conquistou o público com a sua simpatia e as experiências que nos lembraram assistir o programa na TV

Já com seus 62 anos, o ator Paul Zaloon subiu ao palco caracterizado de seu personagem mais famoso. Com o mesmo jeito despojado e sempre carismático que eternizaram seu personagem, o ator realizou algumas de suas experiências mais famosas utilizando os conceitos da pressão do ar, gravidade, inércia e reações químicas.

Impossível não lembrar das épocas de infância, da música de abertura, das piadas de Lester, das tiradas de Laiza e das caras e bocas que Beakman fazia ao longo de cada episódio assistido e reassistido.

Passando um vídeo que contou a sua carreira de uma maneira muito divertida, com direito a uma referência a Goranger e a diversas curiosidade do programa nos Estados Unidos, o ator encerrou a sua participação no evento com uma frase que reflete tudo o que a palavra sucesso pode significar: “Eu não me canso de ouvir das pessoas: me tornei cientista por causa a você!“.

RICA MATSUMOTO: A ATRAÇÃO DE DOMINGO

Se Beakman fez a alegria dos visitantes do evento no sábado, foi a vez de Rica Matsumoto levar o palco principal a níveis nunca antes vistos num Ressaca Friends.

Rica Matsumoto é a energia em pessoa!

Rica Matsumoto é a energia em pessoa!

Dona de uma voz potente a ponto de fazer frente até mesmo aos cantores masculinos, Rica Matsumoto é uma cantora de música pop japonesa, o J-Pop, que se consagrou ao se tornar a voz de Satoshi, ou mais conhecido pelo resto do mundo, Ash Ketchun, o treinador Pokémon da cidade de Pallet que sonha em se tornar um Mestre Pokémon.

Também cantando os temas de abertura de Pokémon, Rica solidificou uma carreira no mundo dos animesongs, um dos muitos nichos musicais que os eficientes marketeiros japoneses são capazes de criar. Sendo um dos membros fundadores do JAM Project, Rica se tornou um ícone da música japonesa de desenhos animados em todo o mundo.

Devido aos seu trabalho com Pokémon (ela dubla os episódios nas sextas-feiras para eles serem transmitidos às quartas-feiras) sempre se achou impossível que ela pudesse viajar meio mundo para se apresentar no Brasil. Felizmente isso foi possível para o Ressaca Friends 2012.

Chegando no país próxima da uma hora da madrugada de domingo, a cantora abdicou do único ensaio que poderia fazer para que o staff do evento pudesse assistir a Final do Mundial de Clubes da FIFA.

Cheia de carisma e de uma energia sem igual, a cantoria entrou no palco principal pontualmente às 18 horas, cantando junto com um karaokê Alive a Life, o tema de Kamen Rider Ryuki.

Com a tradução de Ricardo Cruz, integrante brasileiro do JAM Project (relembre o último show da banda no Brasil aqui), música a música, Rica seguiu cantando a sua pesada versão Ai Wo Tomoridase, tema de abertura de Hokuto no Ken, e de Ikite Koso, música que a cantora fez em homenagem as vítimas do recente terremoto que abalou o Japão.

A cantora emocionou a todos com a música Ikite Kosou.

A cantora emocionou a todos com a música Ikite Koso.

Pegando a todos os fãs de JAM Project de surpresa, a voz de Ash cantou sozinha Kaze Ni Nare, primeira música que ela gravou junto com a maior banda de animesongs do Japão, em um incrível dueto com Hironobu Kageyama.

Próximo de 30 minutos de show, Rica começou a cantar as músicas de Pokémon, cantando Best Wishes, o atual tema da série no Japão e, pegando a todos de surpresa, Mezase a Pokémon Master, seu hit de maior sucesso.

Quando todos os fãs foram a loucura, o que parecia estar ainda na metade chegou ao seu precipitado final, com Ricardo Cruz agradecendo a presença da cantora e Rica, que a todo o tempo havia sido muito calorosa com o público, se despediu com um rápido “bye-bye”.

Cerca de uma hora depois começou uma tarde de autógrafos com a cantora, que novamente calorosa e receptiva entregou autógrafos, conversou com os fãs e respondeu perguntas dos fãs frente-a-frente, com o auxílio de Ricardo Cruz. Fazendo a alegria dos felizardos que conseguiram um lugar na restrita fila dos autógrafos.

Os curtos 40 minutos de show e o set-list de apenas seis músicas fez com que todos os fãs se perguntassem o porquê do show ter sido tão curto.

Rica Matsumoto foi o grande destaque da vez e merece voltar ao Brasil muitas e muitas vezes!

Rica Matsumoto foi o grande destaque da vez e merece voltar ao Brasil muitas e muitas vezes!

Entre as teorias mais diversas, entram como as mais prováveis os problemas que as caixas de som estavam apresentando desde o show da banda Ikagen ao meio-dia de evento, fazendo com que a voz de Rica se abafasse e um possível mal-estar que a troca de fuso-horário provocou na cantora, que notóriamente preferiu sair o quanto antes do palco ao Ricardo Cruz ter anunciado o fim do show, postura muito diferente da receptiva Rica na Sala de Autógrafos.

EVENTO 10!

Entre um problema e outro na falta de estandes, no pequeno local escolhido e no encolhimento das atrações básicas, o Ressaca Friends 2012 es tornou um evento único e inesquecível graças a sua grande ousadia.

No fim do ano, o evento conseguiu trazer atrações inesquecíveis, uma que os fãs anseavam por um bis e outra que parecia um sonho sendo realizado.

Se Paul Zaloon resgatou da infância toda a magia de ser um otaku, nerd ou qualquer outra nomenclatura que se desejar, foi a presença de Rica Matsumoto, com sua potente voz e carisma inigualável, que mostrou o quanto ser fã de uma arte tão simples e ao mesmo tempo complexa quanto é a cultura pop japonesa, pode se ampliar a níveis infinitos, mostrando que seja com uma nota mais afinada ou com um choque do trovão, não importa o quão distante seja uma cultura, pois é a vontade de se aproximar é que fazem de todo mundo um só, e cada vez mais redondo.

Mesmo com as diversas mudanças, graças a atrações fantásticas e ao carinho dos fãs, o Ressaca Friends 2012 encerrou o ano de comemorações com chave de ouro!

Mesmo com as diversas mudanças, graças a atrações fantásticas e ao carinho dos fãs, o Ressaca Friends 2012 encerrou o ano de comemorações com chave de ouro!

Créditos das fotos: NParty e AsiaMix

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: