NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

RESENHA: Pokémon 14 – Victini e o Herói Branco/Negro

Pra quem acreditava que Pokémon não passaria de mais uma moda passageira do mundo do entretenimento já caiu da Ponyta várias vezes ao longo dos mais de 15 anos de franquia. Games, séries de TV, brinquedos, trading card games, não há nada de Pokémon que não venda. Nos cinemas, o filme Victini e o Herói Branco/Negro é a prova cabal que quanto mais Pokémon for dado ao público, mais pokémon será consumido.

Fora Mario, que já completou suas bodas de prata em 2011, Pokémon é a franquia de games que mais deu lucro para seus produtores e todos os seus envolvidos. Nintendo, Game Freak, Creatures e diversos grandes nomes estão sempre envolvidos nos projetos da marca, fazendo com que Pikachu e seus amigos estejam sempre em foco de alguma maneira, seja, nos Estados Unidos, no Japão ou no Brasil.

Em 2011, com o recém-lançado game Pokémon Black/White, uma nova onda de produtos e produções foram realizadas chegando a, inclusive haver eventos e promocões exclusivas por todo o mundo, inclusive no Brasil.

Uma das características dos jogos canônicos de Pokémon é sempre ser lançado em duas versões, podendo criar diversas interações segundo preferências dos jogadores. As versões Black e White bateram todos os recordes de lançamentos das suas versões predecessoras e se tornaram uma grande referência para todos os teóricos de administração de marketing, afinal quantas marcas sobrevivem por tanto tempo a nível mundial com uma temática tão simples?

Tal característica dos games foi levada pela primeira vez, na história da franquia e do cinema em geral, a levar para as telonas japonesas um longa-metragem da franquia, o décimo quarto, com duas versões, que ao mesmo tempo seriam exibidas nas salas japonesas, com variações semelhantes ao que vemos nos jogos dos monstrinhos de bolso.

Victini é não só a atração, como o diferencial do filme.

O primeiro, Victini e o Herói Branco, tem um enfoque no Pokémon de capa da versão Black do game, o dragão branco Reshiram. O segundo, Victini e o Herói Negro, traz o enfoque no dragão negro Zekrom, a capa da versão White.

Apesar de prometer grandes diferenças, a veriação de um filme e outro são sutis, não realizando grandes modificações na história. Fora alguns diálogos alterados e o filme que leva a cor do pokémon apresentá-lo como salvador do protagonista em certo ponto do filme, um espectador casual pode assistir qualquer um dos dois longas para compreender a história.

Com um enredo fraco se comparado a muitos filmes da franquia, o longa conta a história de como Ash Ketchun ajuda o monstrinho Victini, conhecido como o Pokémon da vitória, a se livrar dos desejos honrados porém desmedidos de Dread, um jovem que deseja utilizar os poderes de Zekrom/Reshiram e Victini para mover o castelo conhecido como Espada da Terra para reaver seu antigo reino, destruído anos atrás pela guerra dos dragões.

Apesar de cheio de analogias ao enredo canônico da formação da região de Unova no game, o filme evita contar tal história, se concentrando em fazer um filme original que pouco foge dos muitos conceitos criados em filmes anteriores.

Com sequências muito semelhantes aos de seus treze predecessores, o filme apresentou uma Equipe Rocket sem ação, pokémon lendários de uma forma tão banal quanto um episódio da TV, um vilão boboca, um desenrolar que acaba voltando ao ponto inicial do filme e Ash Ketchun sendo um ponto pouco importante para o final da história.

Lendários lutando com Ash Ketchun em cima. Você já viu isso.

É difícil entender o porquê de os roteiristas de Pokémon terem mudado tanto o foco dos filmes no decorrer dos anos. Assim como temos verdadeiros tesouros da animação como os filmes Mewtwo Contra Ataca e O Poder de Um, temos horrores como Jirachi, o realizador de desejos.

E o que é Victini e o Herói Branco/Negro? É um filme médio, que tem seus pontos de atenção, tem batalhas de dragões lendários e o carisma de Victini, mas que peca feio por utilizar tão mal as infinitas opções de enredo que Pokémon produziu em tantos anos de sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: