NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

RESENHA: Anime Friends 2012 – Dia 08

Um marco, uma experiência, muita diversão, muitos amigos reunidos ou reservado para o mehor dia do ano, desde 2003 o Anime Friends entrou para o calendário dos fãs brasileiros de cultura nipônica. Em sua décima edição em 2012 fãs, entusiastas e curiosos se juntaram na Universidade Cantareira para comemorar tal data!

Com a demora para anunciar as atrações da 10ª edição do Anime Friends, os fãs do evento não poderiam esperar mais coisas senão o que a muito tempo aguardavam para o evento: a troca de local para a sua realização.

Cerca de dois meses antes da sua data de realização, o site oficial foi posto no ar e a notícia de que o Mart Center não mais seria o local de realização de evento soou tão poético quanto devastador: o novo local do evento seria realizado em uma área muito menor que as duas antigas áreas que o evento era realizado.

A Faculdade Cantareira já havia sido o local de outros eventos da Yamato Eventos, como o Anime Party, mas nenhum deles se comparava ao tamanho do Anime Friends, o maior evento e cultura pop japonesa de toda a América!

Desconfiados, descontentes e frustrados, fãs iniciaram diversas campanhas de boicote e de protesto. Logo a Yamato se pronunciou a respeito e pode amenizar os protestos dos fãs quando disse que além da faculdade a antiga área de uma fábrica da Estrela seria usada também.

A Faculdade Cantareira suportou o público no primeiro domingo, mas se mostrou muito menor que o ideal para suportar “todo” o evento.

Pois bem, dia 10, o primeiro domingo do evento chegou e eu pude conferir como foi a realocação do evento na Faculdade Cantareira, que como a própria Yamato disse, só foi escolhida por que locais d grandes dimensões como era o Mart Center (como o Parque Ibirapuera ou o Expo Center Norte) não puderam ser escolhidos por dificuldade na negociação ou agendas lotadas.

Com salas para acoplarem as salas temáticas, uma quadra para os estandes de produtos e área de evento para as grandes empresas que se apresentam no evento, a Faculdade Cantareira se mostrou capaz de suportar o público-alvo do primeiro fim de semana e ainda acalentar os fãs mais friorentos, já que no dia 08 de julho de 2012, São Paulo amanheceu muito fria e chuvosa.

A área de palco foi diminuída, o próprio palco foi bem menor que as dos anos anteriores, mas por ser coberto e livrar os fãs da chuva, foi muito elogiada por todos os fãs no dia do evento.

O estande da Saga e da Copag foram mais uma vez o destaque da área reservada para grandes empresas, com demonstrações de games e pequenos campeonatos de card games de Pokémon.

Muitos produtos fizeram a alegria dos fãs na área de estandes!

A quantidade de estandes de produtos caiu bastante comparada aos anos anteriores, com a Comix junto deles (no Mart Center ela ficava separada, devido as suas proporções gigantescas) e parece muito mais um evento como o Anime Dreams que o maior evento do segmento do nosso continente.

Duas bandas brasileiras (Banda Gattai e Banda Iikagen), tardes de autógrafos com três artistas (Nobuo Yamada, Takayoshi Tanimoto e Kaya), apresentações de KPop e uma seletiva para a mais bela Lolita (onde o próprio Kaya foi jurado!) foram as atrações principais do dia 08, trazendo a grandiosidade do Anime Friends para o espaço reduzido da Faculdade Cantareira.

Com muitas atrações para um público mediano e em um local pequeno, o primeiro fim de semana do Anim Friends 2012 se encerrou com as apresentações dos cantores internacionais vindos diretamente do Japão, trazendo muita energia e entusiasmo para todos os presentes.

Enquanto o Super Friends Spirits com Nobuo Yamada e Takayoshi Tanimoto (tema do próximo artigo) moveu todos os fãs para o palco para cantar os sucessos de Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Kai, Kaya encerrou o dia com um show com altas performances e pouco público, se mostrando a escolha errada por parte da Yamato como atração de encerramento de um domingo, o dia que mais leva público para o evento.

Confortável e com atrações para ninguém botar defeito, o primeiro domingo do Anime Friends 2012 foi completo, mas sem o espírito que o evento teve durantes suas nove edições anteriores.

Cosplayers fazem a festa e levam os fãs a loucura!

A separação de atrações por tantas paredes, o tamanho reduzido mesmo em grandes estandes e a falta de muitas empresas e atrações das edições realizadas no Mart Center mostrou que o Anime Friends pioneiro e inovador precisa agora amadurecer e adotar uma estrutura digna da alcunha que conseguiu durante sua história, afinal, os grandes nomes que integram as atrações do evento fizeram a alegria dos fãs, mas estes festejaram cantores, produtos e demais atrações, e não as 10 edições de Anime Friends.

Anúncios

2 Respostas para “RESENHA: Anime Friends 2012 – Dia 08

  1. Pingback: RESENHA: Super Friends Spirits 2012 – Nobuo Yamada e Takayoshi Tanimoto « NEXT CONQUEROR

  2. Pingback: RESENHA: Anime Friends 2012 – Dia 15 « NEXT CONQUEROR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: