NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

REVIEW: filme “Ultraman Tiga, Dyna e Gaia – A Batalha do Hiperespaço”

Confesso que fiquei com um pé atrás quando li a notícia que Focus Filmes faria o lançamento no Brasil de 4 filmes da atuais séries da franquia Ultraman. Com um portfólio cheio de grandes títulos tokusatsus (incluindo National Kid e Jaspion), porque raios a empresa resolveu investir em títulos recentes do herói do planeta Ultra ao invés de continuar trabalhando com um público mais nostálgico como vinha fazendo anteriormente?

Despois que ganhei Ultraman Tiga, Dyna e Gaia – A Batalha do Hiperespaço como presente de aniversário de um amigo, a resposta me parece óbvia: porque tanto os veteranos como qualquer publico emergente de séries japonesas consegue se divertir com um título como esse.

O QUE É UM FILME ULTRA?

No Brasil, já foram exibidos quatro séries da franquia Ultraman. A primeira de nome apenas Ultraman e as suas continuações, Ultraseven e O Regresso do Ultraman, foram exibidos no Brasil nos anos 70, dentro do programa do Capitão Aza na extinta TV Tupi e depois reprisados na Rede Record (Ultraseven) e SBT (Ultraman e O Regresso de Ultraman) nos anos 80. A terceira série só veio as TVs basileiras no início dos anos 2000, quando Ultraman Tiga foi exibido pela Rede Record.

No Japão, as séries ultras já somam mais de 20 séries e diversos filmes. Esses filmes geralmente são lançados unindo heróis de várias séries, para aumentar ainda mais os faturamentos de séries passadas se aproveitando do sucesso da série atual, ou vice-versa. O que a Focus Filmes adquiriu são esses filmes.

O que eu colocava em dúvida era: porque eu, um consumidor de filmes que nunca viu nem Ultraman Gaia, nem Ultraman Dyna e mal lembro de Ultraman Tiga vou querer assistir esses heróis numa batalha no hiperespaço? Não ficaria eu meio perdido na história? Me martirizando por não entender ao filme pois não conheço o enredo original do seriado?

Felizmente, isso não acontece.

O ENREDO

Diferente do que a maioria possa imaginar, o enredo do filme A Batalha no Hiperespaço não depende de nenhum conhecimento da séries Gaia, Dyna, Tiga ou mesmo do próprio Ultraman.

Parece estranho ouvir isso, já que mesmo os filmes mais simples de Pokémon ou Os Cavaleiros do Zodíaco possuem algum relacionamento com a série que deixa o enredo muito mais interessante. Mas com esse filme ultra a coisa muda, a começar pelo ambiente da história.

Ao invéz de o filme iniciar em um planeta Terra invadido por monstros terríveis e assustadores que Gamu, o alterego de Ultraman Gaia, deverá encontrar e derrotar, o filme começa com um VHS sendo reproduzido pelo jovem Tsutomo, um garoto em idade escolar que adora as séries dos Ultraman.

O garoto gosta tanto dos heróis gigantes que sua mãe tem que esconder os vídeos do garoto, senão ele passa o dia inteiro assistindo aos seriados. Na escola a pressão nã é diferente, Tsutomo é constantemente alvo de bullying dos seus colegas de classe e dos estudantes mais velhos que o ridicularizam por “ainda” gostar desse tipo de série.

Triste por ser excluído da turma, o garoto acaba encontrando uma misteriosa bola vermelho-brilhante que pode realizar desejos. Não dá outra: o garoto pede para que Ultraman Gaia o ensine como enfrentar os valentões da sua escola.

Numa outra dimensão, Gamu acaba sendo trazido para o mundo real enquanto investigava algo no Triângulo das Bermudas (!). Após chamar a atenção de todos na cidade com vôos mais alucinantes que os realizados pela esquadrilha da fumaça, fugir das crianças fãs do herói e entrar numa loja de brinquedos que vendem bonecos, chaveiros e tudo o mais com a cara dele, Gamu acaba encontrando Tsutomo.

A felicidade do garoto estaria completa se não fosse (de novo) um dos valentões da escola, que se mostrando mais fã de Ultraman que o próprio Tsutomo, cria diversos monstros com a mesma esfera vermelha.

EDIÇÃO NACIONAL

O DVD da Focus Filmes caprichou no material. Vendido entre R$19,90 e R$24,90 em lojas virtuais e lojas especializadas em home-video, o DVD não traz nenhum conteúdo além do próprio filme (até a quantidade de trailers ficou meio rala), mas o que está lá está bem feito.

A embalagem é o estojo convencional com uma capa caprichada. Na frente Gaia, Dyna e Tiga com seus olhos profundos atraindo o consumidor  e com um verso trazendo cenas do filme. Pegando todos de surpresa, o encarte não traz nenhuma ilustração dentro do estojo, algo que estava virando de prache nos DVDs da Focus.

A qualidade do áudio e do vídeo estão excelentes, para não pegar o fã mais desprevinido como foram as pérolas dos boxes de Jiraiya. Mas o que mais surpreendeu foi a dublagem do filme.

O estúdio responsável pelo lançamento foi  a DuBrasil, que após desastres com as fases Inferno e Elíseos d’Os Cavaleiros do Zodíaco e maravilhas com os dois boxes de The Lost Canvas mostra que as derrapadas iniciais não mais se repetirão em seus próximos trabalhos.

Com a direção Hermes Baroli e Zodja Pereira, o dublador Fábio Lucindo (famoso por seus trabalhos com Ash Ketchun em Pokémon e Kuririn em Dragon Ball Z) para foi escalado para interpretar Gamu. Com a sua voz carismática de sempre, Lucindo se saiu muito bem.

Outra acertada foram as escolhas das vozes das crianças. Com uma mistura entre veteranos e novatos, Tsutomo, seus amigos e os valentões ganharam o tom ideal entre inocência e garra.

ENFIM, VALE A PENA?

Comprar, assistir, gostar. Talvéz essa não seja a ordem que todos os consumidores obedeceram para avaliar o filme, mas certamente essas três etapas aconteceram ao fã que tiver algum contato com A Batalha do Hiperespaço.

Mesmo quem não é muito fã do estilo herói Ultraman de tokusatsu vai ter uma boa experiência com o filme. Nunca fui muito chegado em ver pessoas comuns que ficam o dobro de tamanho de arranha-céus e destrói milhares de p´redios que a cada pisada que dá. Se é para ser gigante, que sejam robôs. Se é para ser um humano vs. robôs, que ele use espadas ou dê gritos de heroismo enquanto luta. Mas A Batalha do Hiperespaço conta muito muito mais que a trivial história de um humano com super-poderes e monstros que querem destruir a Terra.

Gaia, Dyna e Tiga deram seus lugares de protagonistas a uma criança inocente, que sonha em poder se divertir como uma criança normal ao mesmo tempo que sonha com os grandes feitos de seus heróis favoritos. Impossível não se identificar com ela. Quem nunca se empolgou com as grandes realizações de grandes heróis quando era pequeno? Quem nunca quis conhecer seu herói de perto, mesmo sabendo que tudo aquilo não passava de pura imaginação.

O pano de fundo de Ultraman não passa de um chamariz mercadológico para transmitir a mensagem final do filme: mesmo o ser mais simples do universo pode se tornar um grande heróis se, para isso tenha a força de vontade suficiente para vencer o medo e desafiar seu desafio: seja o valentão da escola ou seja o maior vilão interestelar comandante de todas as galáxias.

Para os adultos, há uma mistura de nostalgia com sonho. Para as crianças o exemplo e as consequências do bullying num contexto bem criativo. Para os fãs da série, um último suspiro do Ultraman Gaia, que deixará saudades. Pelo menos até o próximo filme unindo a família Ultra.

Abaixo, o trailer original do filme de 1999.

Anúncios

4 Respostas para “REVIEW: filme “Ultraman Tiga, Dyna e Gaia – A Batalha do Hiperespaço”

  1. Anime Fa (@Lonezard) setembro 12, 2011 às 1:58 pm

    Bom o que eu mais quero é ver as Séries respectivas a esses filmes para intender melhor e com o mesmo elenco de dublagem dos filmes… pois acho Ruim começar pelos filmes sendo que tem as Séries dos Ultras ainda inéditas no DVD

  2. Paulo outubro 16, 2012 às 7:51 pm

    Olá pessoal, para os fãs do Ultraman, a Focus lançou uma excelente coleção de longas, que já está esgotada, mas pode ser adquirida através deste link no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443087725-ultraman-a-mais-completa-coleco-em-dvds-7-discos-novos-_JM

  3. Paulo fevereiro 26, 2013 às 9:39 pm

    Pra quem é fã dos Ultras, vejam este link do Mercado Livre vendendo a coleção completa da Focus, que já está esgotada em todo o país: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464213482-ultraman-a-mais-completa-coleco-em-dvds-7-discos-novos-_JM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: