NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

O pré-sal é a solução para o crescimento?

Para que um país aperfeiçoe os seus fatores de produção é necessário desenvolver tecnologia e mão de obra especializada. Porém, também de nada adianta para a economia de uma país dispor dos mais requisitados especialistas em algum setor e a posse da tecnologia se há falhas nos recursos naturais que envolvem seus fatores de produção, obrigando o país a importar matéria-prima. Pois o pré-sal veio para acabar com essa possível falha.

O petróleo hoje representa mais de 90% do combustível utilizado nos meios de transporte no Brasil e mesmo com as diversas pesquisas de captação de novas formas de energia, ainda é essencial para o formato de país que temos hoje, tão dependente da malha rodoviária.

Assim, não de se espantar que a principal empresa brasileira esteja relacionada ao “ouro negro”. A Petrobrás é a empresa com as ações que mais valorizam a cada dia que passa no índice Ibovespa e ganha cada vez mais notoriedade no cenário internacional. Mesmo assim, o Brasil ainda precisa importar uma grande quantidade de óleo de outros países, sendo formado por grande parte de derivados do petróleo que a refinaria brasileira ainda não consegue produzir.

Além disso, de tempos em tempos as iniciativas mercadológicas e tecnológicas que a Petrobrás inicia sempre a coloca em destaque na mídia em geral. Mas nada nunca foi comparada as reservas de pré-sal que a empresa descobriu em grande parte da costa litorânea brasileira.

O pré-sal é uma camada geológica que fica abaixo da camada de sal encontrada debaixo do mar, um local um tanto quanto difícil de se perfurar, mesmo para pesquisas oceanográficas. Com a descoberta de petróleo nessa área, a tecnologia e a mão-de-obra para o setor tem crescido muito rápido e o petróleo do pré-sal já é apontado como a grande solução para todos os problemas econômicos que o Brasil tem.

Com a extração do petróleo, as perspectivas é que o país e torne uma grande potencia no setor, comparado inclusive aos países do Oriente Médio. Com a grande quantidade de óleo negro produzido no Brasil, a importação passaria a chegar a quase zero (sendo necessária apenas quando certos óleos não fossem encontrados no pré-sal) e os níveis de exportação seriam muito altos, trazendo muitos dólares ao país e fortalecendo cada vez mais a economia do Brasil.

Também a construção de novas plataformas petrolíferas, a necessidade de cada vez maior de mão-de-obra especializada faria com que novos pólos educacionais e de empregos fossem criados em diversos pontos do país.

O lucro obtido com o consumo interno da produção de Petrobrás ainda possibilitaria uma maior receita para o Estado, que poderia utilizar o dinheiro para o pagamento da divida interna, investimentos em saúde, educação, infra-estrutura, entre outros.

Com tantas promessas não é a toa que a mídia esteja dando tanto espaço para tal iniciativa do governo. Mas é preciso ter cautela. O destino de todos os dividendos gerados pelo pré-sal já está causando diversas polêmicas antes mesmo ter dado algum resultado, imagem depois que o lucro já tenha retornado.

Para que o pré-sal surta os resultados esperados na economia, será necessário que a administração dos recursos, investimentos e comercialização desse petróleo seja feito com cuidado e responsabilidade em um país com um histórico tão grande de corrupção e lavagem de dinheiro.

Assim, não só o resultado do pré-sal, mas todo o caminho a ser trilhado até chegar a ele pode ser uma das melhores oportunidades que o Brasil já teve para otimizar seu crescimento econômico. Ele não deve ser considerado o único foco, visto que o Brasil tem uma variedade muito grande de indústrias e necessidades econômicas e sociais em cada região do Brasil que não devem ser esquecidos, mas será de total importância para poder prover recursos necessários para os demais setores do Brasil.

Mas para isso será necessário, como foi dito nas próprias palavras do ex-presidente Lula “que o Brasil pare de fazer burrices”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: