NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil

Todo brasileiro nasce com dois tipos de sangue. O primeiro é biológico, A, B, AB ou O, e independe de escolhas, variáveis ou emoções. O segundo é ideológico, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Grêmio ou tantos outros que podem variar de acordo com fatores sociais derivados da cultura, condicionamentos, identificação e até cor favorita.

A principal semelhança entre essas duas variações sangüineas está no fato que ela já vem de uma longa cadeia iniciada, muitas vezes, muito antes do ser vivo estar programado para vir ao mundo, é a chamada, herança familiar.

O time de futebol de uma pessoa é, na grande maioria das vezes, determinado logo na infância por influência dos pais, tios ou de algum amigo familiar bem próximo. Isto é uma questão cultural, desde que veio para o Brasil, o futebol causou furor nos oriundos deste país, com a fundação de diversos clubes logo no início do século XX. Com se não bastasse, ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo só aumentaram a paixão do brasileiro, que é sem dúvida o maior dos esportes das terras tupiniquins.

E como já diziam os corinthianos nas épocas áureas do Ronaldo, “Em terra de rei, imperador abaixa a cabeça“, por isso, num país dominado pelo futebol, sempre foi muito dificil outro esporte ser difundido de maneira a trazer retorno publicitário.

Mesmo o tennis e o volêi, são fenômenos sazonais, durando pouco, geralmente apenas em épocas de Olimpíadas, no caso do vôlei, ou de destaque de algum bom jogador, como foi Guga no início dos anos 2000.

Assim, é um desafio e tanto para uma agência de publicidade divulgar uma marca esportiva através de um esporte pouco popular, ainda mais se o esporte mal é conhecido pela grande massa de brasileiros, como é o caso do rugby.

Então o natural é que um esporte como esse seja descartado se a intenção é divulgar uma marca, certo? Errado. Pelo menos não para as mentes engenhosas da agência paulista Talent.

Iniciada em meados de 2010, a Talent revolucionou a publicidade esportiva utilizando uma estratégia diferente das demais para mostrar a diversidade esportiva que a sua cliente, a Topper,tem no mercado.

É muito comum usar o futebol como esporte icônico de uma marca esportiva no Brasil, tanto pela familiaridade que o público tem com o assunto como pelo entendimento rápido que uma campanha dessa pode causar. Porém, o esporte já foi tão usado em diversas campanhas, que o consumidor já está predisposto a receber uma propaganda dessas, não causando o efeito desejado tão facilmente. Utilizando o rugby, o impacto pode ser muito maior, mas para isso é preciso tomar cuidado, já que se a mensagem não for produzida com cuidado e criatividade, ela pode fracassar. Felizmente, a Talent sabia disso.

Talvéz a única informação mais comum e simples de propagar sobre o rugby é que ele é um esporte.  Do mesmo jeito, o conhecimeto prévio que as pessoas têm sobre o esporte também é simples: ninguém sabe como ele é jogado e foi nesse ponto que a agência acertou. Por isso, essas foram as únicas informações comuns entre todos os comercias produzidos pela agência ao longo da campanha.

Depois, para fechar com chave de ouro, a assinatura da Topper vem junto do slogan “Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil“, mostrando que a marca está presente em todas as áreas do esporte, desde as mais populares (como o futebol, coisa que todos já sabem) até um esporte tão pequeno como o rugby, onde é a patrocinadora oficial desde 2009.

Vale destacar também a performance dos atores a interpretar o inteligente texto da Talent, misturando estatísticas e crenças populares, que resultou numa linha discursiva tão atraente que o comercial já merece ser tão valorizado como os grandes clássicos da propaganda brasileira.

Abaixo você confere as cinco principais peças produzidas para TV, que foram ao ar no ano passado. Tenho certeza que você vai gostar:

 

Topper Rugby | Coletiva de imprensa

Topper Rugby | Autógrafo

Topper Rugby | Fatos Argentina

Topper Rugby | Fatos Uruguai

Topper Rugby | Fatos Chile

Anúncios

Uma resposta para “Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil

  1. Jack Mangaio março 21, 2011 às 1:24 pm

    Parabéns pelo post Davi!
    Muito bem elaborado.
    E realmente as campanhas são sensacionais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: