NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

É Tudo Improviso: nova temporada, velhos erros

Para firmar o conceito de emisora mais inovadora do país, a Band tem ousado em sua grade de programação. Desde o sucesso de CQC, que já segue em seu terceiro ano, a emissora da Rua Radiantes tem estreiado novidade atrás de novidade, o que resultou no ano passado em programas como E24, Toda Sexta e até  uma sessão de bons  filmes, o Top Cine.

Em 2010, a primeira novidade preparada foi o programa “É Tudo Improviso“, que estreou sua primeira temporada como um tapa-buraco das férias do CQC. A idéia era trazer para o palco da TV o “Espetáculo Improvável” que a Cia. Barbixas de Humor realiza nos teatros do Estado de São Paulo e que virou febre na internet, sendo o canal da Cia, um dos mais acessados do mundo.

É Tudo Improviso foi a primeira novidade de 2010.

O Espetáculo Improvável é um show de humor improvisado, onde os artistas no palco encenam jogos de interpretação com temática construída junto com a platéia. Mas a idéia de trazer, os Barbixas para a TV não foi idéia da Band.

Desde o inicio de 2009, a MTV já trazia Anderson Bizzochi, Daniel Sanna e Daniel Nascimento improvisando seus jogos no programa Quinta Categoria, apresentado por Marcos Mion e assistenciado por Mionzinho.

O improviso na TV começou na MTV.

Com uma dinâmica própria de realização de cada jogo e a limitação do número de atores no palco (que já era característica do teatro), fez com que esse humor saudável, jovem e inovador atraísse os mais diversos públicos para a MTV, que bateu recordes de audiência com o programa.

Com a ida de Mion para a Rede Record apresentar Legendários, a Band aproveitou a deixa e contratou os Barbixas para integrar, junto com Mariana Armelina, Cristiane Werson e Marco Gonçalves o elenco do É tudo Improviso.

Com a apresentação de Márcio Ballas, o programa que foi ao ar durante as segundas-feiras do primeiro trimestre conseguiu muitos elogios, mas também muitas críticas. Com o encerramento da primeira temporada a dúvida da continuação do programa persistia nos fãs dos Barbixas, que mesmo com o posicionamento dos artistas de que a atração ia continuar, ficaram aguardando um posicionamento oficial da Band.

Bem posto, com o anúncio da segunda temporada do programa para maio, esperava-se que os erros cometidos na primeira temporada fossem corrigidos. Infelizmente, não foi isso o que aconteceu.

Assistir as piadinhas do Márcio Ballas no teatro é muito legal, mas a TV exige uma linguagem diferente… Essas piadas teatralizadas somadas ao longo tempo que ainda persiste entre um jogo e outro, faz com que o telespectador se canse facilmente.

Márcio Balas continua como apresentador na segunda temporada.

Tempo talvez seja o principal erro que o programa peca… A duração dos jogos é muito pequena, muitas vezes não chega nem a um minuto e meio… E apesar de ter diminuido, o tempo da banda tocando ainda ocupa um espaço muito grande no programa…

Apesar de interessante para os atores, a banda muitas vezes atrapalha, acabam cortando a linha de raciocínio quando inserem uma música ao fundo do jogo. E as músicas de “loading” do jogo ainda fazem o programa parecer algo um tanto quanto retrô, o que contrasta com o verdadeiro humor cirado pelos Barbixas.

Aliás, até Os Barbixas estão sendo cortados… Ou falta o Elídio, ou falta o Daniel ou até mesmo os três simplesmente não participam do programa sem nenhuma explicação do Márcio Ballas… A explicação oficial é que devido aos novos projetos da companhia, Os Barbixas tiveram que se afastar do programa, mas paree até ironia do destino que até mesmo o que o programa tinha de melhor teve que sair.

A falta de atores acaba tendo que ser compensada por um convidado especial, que soa mais uma cópia do Quinta Categoria 2010 do que uma inovação do programa.

Reflexo dessa decaída do programa, também é o horário em que foi colocado, 23h após o “A Liga“, um programa extremamente pesado, que tira o humor de qualquer um após ser finalizado.

Adriane Galisteu no quadro "Caiu de para-quedas" da primeira temporada.

A Band errou feio na segunda temporada do É Tudo Improviso, seja no formato do programa, no horário, na banda, no timing, na dinâmica ou mesmo na quantidade excessiva de atores no palco, já que uma das coisas mais divertidas no Improvável eram as situações bizarras em que os atores precisavam se virar para conseguir interpretar vários personagens de uma vez…

Não só a segunda temporada, mas todo o É Tudo Improviso, só fez com que o telespectador perdesse. Perdesse o melhor elenco que o Quinta Categoria já teve, perdesse um possível programa que inovasse o humor da TV aberta e perdesse o ânimo do telespectador em ter que ficar acordado até altas horas para poder assistir algo que é muito melhor pela internet…

Anúncios

4 Respostas para “É Tudo Improviso: nova temporada, velhos erros

  1. Rafael agosto 4, 2010 às 5:31 pm

    Opa você errou ali é Elidio Sanna

    • Edson agosto 26, 2011 às 2:41 am

      Concordo,
      a tv braileira deveria investir naquilo que realmente atrai os jovens.
      Uma das coisas legais é que o humor de improviso dos barbixas é saudável e sem apelação, o que poderia levar o “É tudo improviso” para um horário bem mais acessível ao público.Sem falar que o programa aguça a criatividade do telespectador e leva cultura através da arte do teatro.
      Quanto ao número de improvisadores, são no máximo seis, portanto, eu acho que é um bom número. Só discordo nisso!
      Enfim, é isso mesmo,
      Parabéns!!!

  2. Edson agosto 26, 2011 às 2:41 am

    Concordo,
    a tv braileira deveria investir naquilo que realmente atrai os jovens.
    Uma das coisas legais é que o humor de improviso dos barbixas é saudável e sem apelação, o que poderia levar o “É tudo improviso” para um horário bem mais acessível ao público.Sem falar que o programa aguça a criatividade do telespectador e leva cultura através da arte do teatro.
    Quanto ao número de improvisadores, são no máximo seis, portanto, eu acho que é um bom número. Só discordo nisso!
    Enfim, é isso mesmo,
    Parabéns!!!

  3. edmar dezembro 5, 2013 às 12:55 pm

    meu, esse programa e demais, os crtricos que fiquem com suas criticas, o programa não tem apelo é só diversão pra aqueles que tem o espirito de criança e gosta de uma boas risadas.
    acredito que o horário deveria ser mais compatível,

    faço aqui um apelo voltem com o tudo é improviso, ou até com o quinta categoria eles são demais,
    comprem essa idéia, por favor, lvem esse apelo a band ou ao canal 139 tbs que esta reprisando o tudo e improviso e parou sem dar nenhuma explicação.

    ouçam o telespctador e inviustam naquilo que da certo é só ter um pouco de paciência!!!!

    obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: