NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

Parada Cosplay em São Paulo!

Virada Cultural – SP
Parada Cosplay

Quando: 15 de maio
Concentração: Praça João Mendes, a partir das 16h
Saída: Praça João Mendes, às 18h
Chegada: Praça Roosevelt, às 19h30
Site Oficial: www.paradacosplay.com.br
Facebook: www.paradacosplay.com.br/facebook
Twitter: www.paradacosplay.com.br/twitter

Pelo 6º ano consecutivo, durante 24 horas ininterruptas, milhões de pessoas estarão reunidas para vivenciar as centenas de atrações da Virada Cultural de São Paulo.

Mas em 2010, além de música, cinema, teatro e dança, a Virada reserva uma novidade imperdível: A Parada Cosplay – realizada pela primeira vez no Brasil.

A atração pretende reunir para uma grande caminhada amantes da cultura pop japonesa, participantes caracterizados como personagens de mangás (quadrinhos japoneses), animes (animações japonesas), tokusatsu (seriados japoneses) ou vestidos com estilos da moda urbana japonesa e, claro, todas as pessoas interessadas em conhecer e se aproximar do tema.

A Parada Cosplay começa a partir das 16h, com uma concentração na Praça João Mendes, de onde os participantes sairão às 18h em direção à Praça Roosevelt. A chegada está marcada para as 19h30. Todas as novidades, notícias e expectativas dos participantes estão sendo postadas em tempo real no perfil da Parada nas redes sociais Facebook (www.paradacosplay.com.br/facebook) e Twitter (www.paradacosplay.com.br/twitter).

O Brasil tem tradição no Cosplay: em 2008, a a dupla brasileira Jéssica e Gabriel venceram o World Cosplay Summit, a maior competição japonesa desse hobby.

O hobby cosplay – costume (fantasia) + play (brincar) -, surgiu nos Estados Unidos, no fim da década de 30, dentro da feira de ficção científica Worldcon. Com o tempo, visitantes fantasiados tornaram-se padrão em convenções de séries televisivas, como Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas.

Em meados da década de 80, no Japão, começaram a surgir as primeiras fantasias baseadas em produções nipônicas. A partir de então, cosplays de mangás, animes e videogames tornaram-se uma paixão nos quatro cantos do mundo. Principalmente no Brasil, único país bicampeão Mundial de Cosplay, que acontece anualmente no Japão.

A atividade ganha mais adeptos brasileiros a cada ano. Por aqui, tudo começou em feiras pioneiras de anime e mangá, como o MangáCon, Animecon e o Anime Friends. E hoje, o país recebe os campeonatos internacionais World Cosplay Summit (WCS) e Yamato Cosplay Cup (YCC), em que os participantes elaboram suas próprias fantasias e interpretam personagens em cima do palco.

Informações importantes

• evitar levar mochilas e bolsas, pois não teremos serviço de guarda-volume;
• no caminho haverá bolsões de Banheiro e Praça de alimentação
• antes de sair de casa alimente-se e hidrate-se bem
• não consuma álcool em excesso antes da parada
• a parada cosplay terá tendas na concentração (joão mendes) e na chega (praça roosevelt) para dar suporte àqueles que precisarem fazer ajustes nas roupas

Há quatro anos a JBC patrocina a etapa brasileira do WCS.

COMENTÁRIO DAVI JR. – Apesar de eu responsabilizar a JBC pela má qualidade das publicações de mangá no Brasil, já que foi a pioneira em utilizar o horrível papel pisa-brite em suas publicações, gostei da iniciativa da editora.

Não só na Parada Cosplay, mas a JBC tem se esforçado bastante para se aproximar cda vez mais de seu público-alvo. Já há 4 anos, a editora realiza a etapa brasileira, do World Cosplay Summit, o maior campeonato de cosplay do mundo, que levou a dupla brasileira Jéssica Campos e Gabriel Niemetz em 2008 a sagrar-se campeão e ainda quebrar um tabu do campeonato: pela primeira vez uma dupla venceu fazendo um cosplay de robôs, no caso, de Burst Angel.

Agora, junto com a Yamato Corp, empresa responsável pelo Anime Friends, a JBC segue como pioneira num evento que conquistará não só o público fã de animação japonesa mas também toda a mídia, que certamente cobrirá o evento gerando mídia espontãnea para um segmento que cresce cada vez mais a cada ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: