NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

REVIEW: Quinta Categoria 2009

Tudo começou de uma forma aparentemente despretenciosa. A Cia. Barbixas de Humor iniciou a série de shows “Espetáculo Improvável” no Teatro Teatro Jardim São Paulo e como num efeito dominó, logo estavam na internet, rapidamente estavam com a agenda de shows lotada, começaram a fazer quase que uma apresentação por dia, de repente tinham um dos canais mais acessados do YouTube do mundo e enfim chegaram a TV.

Tudo começou com o Espetáculo Improvável nos teatros de São Paulo.

A MTV estreiou em 05 de março de 2009, o programa Quinta Categoria. Com a apresentação de Marcos Mion junto com os Barbixas, Anderson Bizzocchi, Elídio Sanna e Daniel Nascimento, o programa exibia todas as quinta-feiras as 10h30 da noite a essência do Espetáculo Improvável: jogos de improviso, onde em 99% das vezes o único recurso que dispunham eram as próprias performances de cada ator.

Após alguns programas ainda se juntou ao elenco do programa o ator Victor Rodrigues Coelho, revelação da MTV durante o programa Covernation, e que seguiu na MTV com Marcos Mion no programa Descarga MTV com o pseudônimo Mionzinho, devido a semelhança que tinha com o apresentador.

O formato criado pela emissora respirava criatividade, tanto que fez com que chegasse ao ponto do Quinta Categoria não mais dependesse da lembrança do telespectador do Espetáculo Improvável.

O jogo das frases sempre encerrava cada bloco do programa.

No Espetáculo Improvável, há um Mestre de Cerimônias (MC), que guia 4 atores (geralmente os Barbixas e mais um convidado) a realizar cada um dos jogos. O termo utilizado é “jogo” pois tem regras específicas para serem realizadas e é diferente de uma cena teatral, que depende de um roteiro para ser realizada. No show, ainda há a participação da platéia, que sugere os temas de cada jogo.

Foi nesse detalhe que o criador do formato se apegou para criar o formato do quinta categoria. No programa, a produção seleciona o jogo, o Mion explica as regras (no caso, essa duas primeiras etapas são feitas pelo MC no Improvável) que são apresentadas num telão, a platéia ajuda no tema do jogo e após uma contagem de 5 segundos, o jogo começa. Acabou o jogo, quase que instantâneamente começa outro, sempre seguindo essa ordem e sem perda de tempo.

O uso do telão e da contagem regressiva, sem dúvida alguma apenas reforçou o conceito de “jogo” do programa, visto que o telão é um recurso que não há no teatro e a contagem regressiva remete muito as brincadeiras de criança, onde é necessário a contagem, só que no programa, isso é feito de uma forma muito mais hi-tech.

O "telão" e "contagem regressiva": dois elementos que compunham o formato do Quinta Categoria.

A simplicidade do programa também é muito nítida, o palco não tem nada mais que os atores e a platéia nada mais que a própria platéia. Os jogos por sua vez, podem ser executados por qualquer um, em qualquer lugar, mas era a performance de cada um dos cinco do grupo, que mais chamava a atenção do telespecador.

Como quase tudo na MTV, o programa tinha um horário de reprise, mas o sucesso foi tão grande, que o programa chegou a ter 4 horários de exibição por semana do mesmo programa.

Pela primeira vez em sua história no Brasil, a MTV atingiu a todos os públicos de todas as faixas etárias.

A paixão com que o programa era feito (os atores se divertiam tanto quanto os telespectadores) e o espírito de união e amizade que cresceu no primeiro ano do programa, chamou a atenção de outras emissoras, e rendeu a Mion um contrato na Rede Record em 2010 e um programa para os Barbixas, junto com seus convidados mais frequêntes na Rede Bandeirantes.

O Quinta Categoria acabou, logo Mion vai estrear na Record e os Barbixas estão aí com o “É Tudo Improviso“, que deixa muito a dever comparado ao Quinta (mas isso é assunto para uma furtura postagem) e o que fica é a saudade.

Próximo dia 04 de março estréia o novo Quinta Categoria com novo elenco.

Felizmente, próxima quinta-feira começa uma nova temporada do programa, agora estrelando os DEZnecessários, um outro grupo de teatro de improviso. A dúvida é se a nova equipe vai conseguir segurar as pontas do programa ou se só vão despertar mais saudade da temporada 2009. É esperar para ver.

O que fica do Quinta Categoria 2009?
Fica o aprendizado. Humor não idade ou lugar para ser feito. Humor não precisa de muitos recursos, bandas, trocas de roupa ou mídia, precisa apenas do ser humano, que deve protagonizar cada momento de sua vida levando alegria e descontração, de forma simples e improvisada, mas que não deixa de ser criativa e inteligênte, a cada pessoa a sua volta, um motivo a mais sorrir. Afinal, o improviso faz parte de cada história de amor, de amizade e de sucesso.

Anúncios

2 Respostas para “REVIEW: Quinta Categoria 2009

  1. Anderson-san março 2, 2010 às 11:35 pm

    Adoro os Barbixas, pena que eles sairam da MTV…
    O Quinta nunca mais será o mesmo…

  2. gabriel novembro 21, 2011 às 8:15 pm

    quem eo dançarino de mascara amarela do telao do quinta categoria?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: