NEXT CONQUEROR

o blog do Davi Jr.

Cavaleiros voltam à Band. Até onde isso é positivo?

Em 1º de Setembro de 2003, exatamente 9 anos após a estréia na Rede Manchete, o anime “Os Cavaleiros do Zodíaco” reestreiavam no Brasil através da Cartoon Network. Alguns meses depois, em 05 de julho de 2004, a Rede Bandeirantes reestréia a série na TV aberta.

Seiya e os outros retornavam a TV aberta em 05 de julho de 2004

O cenário era muito positivo: a Conrad mantinhaa 2ª edição do mangá clássico nas bancas, bem como o Episódio G e acabará de lançar a Enciclipédia, os Film Books e um romance dos cavaleiros de Atena.  A Long Jump cuidava da distribuiçãos dos bonecos da coleção die- clássica e dos recém lançados no Japão, os Cloth Myth, por todo o país. E para completar,  cadernos, material para festa de aniversário, mochilas, cards, jogos de tabuleiro, fantasias, máscaras e tudo o que se pode imaginar estava sendo produzido com a marca da franquia animada número 1 dos anos 90.

As perspectivas eram que a série voltasse a ser a número um no coração dos fãs novamente gerando muito lucro para as empresas que nesta marca apostaram. Para que todas esas incertezas sobre os investimentos fossem firmados, era necessário que o anime rendesse uma boa audiência na Band. E Cavaleiros nãofez feio, : logo na estréia, ficou em 2º lugar na audiência! ( http://www.cavzodiaco.com.br/noticia/962 )

O problema, desde o início, foi a transmissão ruim que a emissora fez da série, tanto na estréia, quanto no decorrer dos meses: cortes excessivosque não apenas a violência, cortavam partes relevantes da história, que apenas continha diálogos. Outro fato foi a escolha da cantora Kelly Key como apresentadora do programa , artista a qual não tinha amenor afinidade com púbico do anime.

Kelly Key apresentou "Os Cavaleiros do Zodíaco" em seus primeiros meses de exibição na Band.

Mesmo assim, os defensores de Atena não fizeram feio e mesmo seis meses depois da estréia, o programa continuava em 2º lugar na audiência. ( http://www.band.com.br/fiquedeolho/conteudo.asp?ID=1424 ).

Apesar de todos esses fatores positivos, Band decidiu tirar o anime do ar. Isso rendeu o declinio de vendas dos produtos licenciados e as empresas pararm de apostar na franquia.

Por fim, as últimas exibições da série na Band (domingos como tapa buraco de quando não havia exibição de corrida) deram baixa audiência (já que mal eram avisadas ao público que seria exibido).

Foram essas últimas exibições que fizeram que, agoram em 2009, a RedeTV! e o SBT recusassem  proposta de exibir a série alegando a baixa audiência quando foi exibido na Band.

Isso fazia com que os fãs imaginassem que a Band seria última  com interesse de exibir CDZ novamente. mas o contrário ocorreu: a Angelotti Licensing confirmou agora em fevereiro que  Os Cavaleiros do Zodíaco voltará a ser exibido esse ano na Band, provavelmente no bloco Band Kids que é exibido diariamente as 9h da manhã. (http://www.cavzodiaco.com.br/noticia/4856 )

Quem é a Band em 2010?

Hoje a Band mudou. Não é mais a emissora c cheia de programas tapa buraco. Em sua grade, há programas de qualidade como CQC, É Tudo Improviso, E24, TopCine, etc…

Isso faz com que a Band se torne uma boa emissora para a exibição. Mas não a ideal. Os erros do passado e o recente anuncio da provável exibição pela manhã, faz com que a promessa de uma exibição bem estruturado seja colocada em cheque.

É claro que é preferível acreditar que os erros do passado não se repetirão. Mas veja o bom trabalho que o SBT faz com Naruto, mesmo sendo obrigado a ter vários cortes devido as exigências do Ministério Público: milhares de produtos licenciados em tudo quanto é tipo de loja.

Se Os Cavaleiros do Zodíaco for para o Band Kids, a exibição ocorrerá todas as manhãs.

E veja a concorrência que o Band Kids vai enfrentar de manhã: “Bom Dia e Cia” no SBT, “TV Globinho” na Globo e “Hoje em Dia” na Record: todos programas que disputam a liderança na audiência ponto a ponto. Será que o horário vai garantir uma boa visibilidade para o anime?

Lamentações a parte, o negócio agora é torcer. Torcer para que a exibição seja bem assessorada, que o anime ganhhe a visibilidade que merece, que novos produtos licenciados encham as prateleiras das lojas e que novos fãs possam apreciar essa que é uma das melhores animações de todos os tempos.

Anúncios

Uma resposta para “Cavaleiros voltam à Band. Até onde isso é positivo?

  1. Vivian chibi março 1, 2010 às 10:42 pm

    Só espero que a Band dê a devida atenção que o anime merece…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: